sexta-feira, 31 de julho de 2015

O JANTAR DO BISPO

1. Uma obra-prima de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre os Contos Exemplares (1962).

início: «A casa era grande, branca e antiga.»

Os primeiros períodos caracterizam a casa a sua situação e, indirectamente, a condição social, abastada, dos seus proprietários, contrastando com as «pequenas casas dos pobres», nas cercanias.

Pelo meio, uma poética verdadeiramente telúrica, geológica, que, pela orografia, indica situar-se a acção no Norte do país:

«Nas vertentes cavadas em socalcos crescia a vinha. Quanto mais pobre é a terra, mais rico é o vinho. O vinho onde, como num poema, ficam guardados o sabor das flores e da terra, o gelo do Inverno, a doçura da Primavera e o fogo dos Estios. E dizia-se que o vinho daquelas encostas, como um bom poema, nunca envelhecia. [...]»

28-VII-2015 (continua)

2. O nó deste conto é um padre, pároco de Varzim, a quem não é alheia a sorte dos paroquianos desfavorecidos, e nessa perspectiva desempenha o seu múnus sacerdotal. O que desagrada acerbamente ao "Dono da Casa", cabeça senhorial e herdeiro de várias gerações de donos da terra, servidos por essa gleba que está no centro da preocupações do vigário. A designação deste é uma evidente homenagem de Sophia ao Padre Abel Varzim, homem da Igreja que vindo do círculo do Estado Novo, dele se afastou, com os consequentes agravos e perseguições que viria a sofrer.
Este pôr-se do lado dos mais pobres é sentido como ameaça pelo Dono da Casa -- ameaça ao statu quo, à própria autoridade. Num diálogo discordante entre ambos, o padre replica ao senhor de forma exemplar:
     «[...] O problema que estamos a discutir é meu, é do mundo, é um problema material e prético.
     Da nossa própria fome -- respondeu o Padre de Varzim -- podemos dizer que é um problema materia e prético. A fome dos outros é um problema moral.»
     Como não encará-lo como ameaça, como «semente de guerra»? O Bispo é, pois, covidado a jantar pelo Dono da Casa.

31-VII-2015 (continua)

Sophia de Mello Breyner Andresen, «O jantar do bispo», Contos Exemplares [1962], 3.ª ed., Lisboa, Portugália, 1970, pp. 5-78.

Sem comentários:

Enviar um comentário