domingo, 9 de março de 2014

leituras de 2014 - #13 O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA


Regresso aO Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez, quase um quarto de século após a primeira leitura. Não só nada se perdeu do encanto desta história de amores contrariados, penados e gloriosamente recuperados, como o cabedal de leitura entretanto granjeado e a vivência decorrida desde essa época de jovem adulto me deram, à uma, a faculdade de reconhecer a mestria literária quando a tenho diante dos olhos, essa mestria que já então me deslumbrara -- um deslumbramento talvez ingénuo e pouco contaminado -- quando lera este e mais livros do Gabo; e à outra, a noção clara e firme de que este romance encerra uma das grandes personagens femininas da literatura universal, Fermina Daza. Por isso, louvada seja a Literatura!   5*****

ficha

Autor: Gabriel García Márquez
título: O Amor nos Tempos de Cólera 
título e ano da edição original: El Amor en los Tiempos del Cólera (1985)
tradução: Margarida Santiago
colecção: «Ficção Universal» #26
editora: Publicações Dom Quixote
local: Lisboa
ano: 1987
edição: 2.ª
capa: Fernando Felgueiras
impressão: Gráfica Manuel Barbosa & Filhos
págs.: 371

2 comentários:

  1. Li-o depois de ter lido Cem Anos de Solidão e gostei muito mais do Amor em Tempo de Cólera porque aqui o autor teve mais tempo para cada personagem e surgiram-me como muito reais e como a viverem uma verdadeira história de amor. Ainda não o reli.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também li os "Cem Anos de Solidão"primeiro, e li-o ainda na adolescência, numa fase de descoberta e maravilhamento com a coisa literária. É-me inesquecível e inescapável; contudo, ainda não o reli... Quanto a "O Amor nos Tempos de Cólera", como já disse no post, a releitura, passados tantos anos, não lhe retirou o mínimo de interesse e brilho.

      Eliminar