terça-feira, 1 de setembro de 2015

12x25


«prefeitos que passavam à parede, vindos do seu refeitório, a palitar os dentes. Inquieto um pouco, ofereci o meu olhar solitário a quem o aceitasse. Mas ninguém o aceitou. Aplicados, serrotando com a faca o naco de pão sobre a mesa, os mais velhos tratavam apenas de comer. Só o Gaudêncio, com quem eu ainda não falara, me pareceu reconhecer-me no seu olhar humilde e fraternal. Deus! Como éramos ambos feios! Porque a primeira distinção que eu fazia (e depois verifiquei que também faziam os prefeitos) era essa, precisamente, de alunos feios  e bonitos.
Decerto porque a maioria vinha da raça da gleba. 
Vergílio FerreiraManhã Submersa (1954), Mem Martins, Publicações Europa-América, 1971, p. 25, ls. 1-12.











Sem comentários:

Enviar um comentário