segunda-feira, 9 de junho de 2014

leituras de 2014 - #26 A REDENÇÃO DAS ÁGUAS


Os últimos anos de D. João V, em deslocações regulares às Caldas da Rainha (de onde o autor é natural), para enfrentar um mal que o deixara semiparalizado, talvez um avc. Um bom pretexto para falar-se do lugar, a que se junta uma história de amor entre Pedro Fontes, escudeiro do infante D. Manuel, irmão mais novo do rei e Sara, uma filha ilegítima d'o Magnânimo -- o episódio mais eminentemente ficcional do livro, pois trata-se de romance histórico.
Neste aspecto, a pesquisa parece-me ter sido muito conseguida, não faltando o episódio de conspiração (ou alucinação visionária de um certo Pedro de Rates Henequim, personagem verídica, sentenciada pela Inquisição), que procurara fazer do infante D. Manuel um futuro imperador do Brasil, como forma de instaurar o V Império bandarro-vieirino.
O mais interessante da narrativa é a solidão do rei absoluto diante da doença e da aproximação da morte. Menos interessante, para mim, a história de amor, central, prejudicando, talvez, alguns aspectos que gostaria de ter visto mais desenvolvidos. 3***

ficha:
autor: Carlos Querido
título: A Redenção das Águas
subtítulo: As Peregrinações de D. João V à Vila das Caldas
edição: Arranha-céus
local: Lisboa
ano: 2013
capa: Elisabete Gomes / Silva Designers
impressão: Europress, Lisboa
págs.: 219
titagem: 1000

Sem comentários:

Enviar um comentário