quinta-feira, 10 de abril de 2014

leituras de 2014 - #19 O ELÉCTRICO 16



Narrativa habilmente entretecida entre passado e presente, fluindo à medida dessa Helena comedida, mas de ideias firmes, oriunda da pequena burguesia lisboeta. O tempo é o dos últimos sessenta anos, da opressão à libertação, da PIDE ao Facebook, da carência à abundância para a qual, dizem, não tínhamos possibilidades. Opressão e libertação, não apenas da cidadania, mas da própria condição da mulher portuguesa, cidadã de terceira num universo de preconceito e tabus, ontem; emancipada, em boa medida, hoje -- inclusivamente na sexualidade, de que a filha, Yolanda, é exemplo; ou, ainda, o mundo novo da net, protagonizada por Joana, em paternalista interacção com a avó.
Na noite de mediocridade e pobreza (também moral) que foi o Estado Novo, Delgado foi o fogo-fátuo que a iluminou brevemente, para desaparecer de imediato -- excepto na memória de todos quantos viveram aquele período de ilusão.
O Eléctrico 16 é igualmente um relato dos amores possíveis, os que se efectivaram, uns na carne, no espírito, outros, sabendo-se que os vários homens e mulheres que existem dentro de nós nunca se conformam com a domesticação que a (des)razão e a civilidade impõem. 3***

Filomena Marona Beja, O Eléctrico 16, Lisboa, Divina Comédia, 2013.

4 comentários:

  1. Fiquei deveras curiosa... Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  2. Sabes que tenho uma amiga invisual que é blogger e não consegue comentar os que têm verificação de palavras? Pensa nisoo, sim? :)

    ResponderEliminar
  3. Já fui tão massacrado por spam ao longo destes anos, que não tenho grande vontade de alterar a verificação. Espero que o que se passou com a tua amiga não tenha acontecido nos meus blogues. Teria de ponderar.

    ResponderEliminar