quinta-feira, 3 de abril de 2014

leituras de 2014 - #17 EDOI LELIA DOURA



Quando uma antologia se assume como escolha pessoal, como é o caso desta de Herberto Helder, Edoi Lelia Doura, o antologiador assume uma dimensão autoral e o poemário passará a interessar tanto pelo antologiador como pelos textos seleccionados. Restringe-se, portanto, o seu universo de partida ao da pessoa que os escolheu, que, naquilo que propõe, não se obriga a mais do que a uma coerência interna.
Herberto Helder juntou textos (poemas e outros) que comunicam entre si e ecoaram nele, comunicando-se tão fundamente  quanto o suficiente para serem desarticulados (ou não) do volume, do folheto ou da revista em que primitivamente se encerraram, ganhando, porventura, nova leitura leitura no corpus em que foram reunidos.
São dezoito vozes da "moderna poesia portuguesa" (em 1985) que atravessaram os últimos cem anos, à data desta edição, tendo como legenda um verso de uma excepcional e talvez enigmática cantiga d'amigo de Pedro Eanes Solaz.
A individualidade comum a todos manifesta-se pelo desconforto da existência, entre o estranhamento e a marginalidade, a demência e a pulsão suicidária, o negrume e a vertigem; mas também a procura da liberdade plena, a busca das palavras (im)precisas.
Neste conjunto de dezoito poetas, Fernando Pessoa avulta como um caso absolutamente à parte, sem igual na sua superioridade, como, aliás sabemos; estão-me próximas no gosto as poéticas de António José Forte, Luiza Neto Jorge e Manuel de Castro; e, de forma superlativa, Vitorino Nemésio, uma admiração antiga da minha. Foi também marcante, à época, a revelação da, até então inédita, poesia de António Gancho. 4****

Ficha
Autor / Antologiador: Herberto Helder
título: Edoi Lelia Doura
subtítulo: Antologia das Vozes Comunicantes da Poesia Moderna Portuguesa
autores antologiados: Gomes Leal, Camilo Pessanha, Ângelo de Lima, Teixeira de Pascoais, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros, Edmundo de Bettencourt, Vitorino Nemésio, Carlos de Oliveira, Natália Correia, Mário Cesariny, António Maria Lisboa, António José Forte, Manuel de Castro, Ernesto Sampaio, Luiza Neto Jorge e António Gancho.
eitora: Assírio & Alvim
local: Lisboa
ano: 1985
págs.: 314
impressão: Guide-Artes Gráficas, Póvoa de Santo Adrião
capa: Manuel Rosa
tiragem: 3000


Sem comentários:

Enviar um comentário